domingo, 1 de julho de 2012

AUSTRÁLIA: REFORMA IMIGRATÓRIA FAVORECE BRASILEIROS


Já esta em vigor as novas leis imigratórias na Austrália, as quais foram consideradas pela maioria dos especialistas como uma reforma imigratória radical. Sendo assim, há muitos aspectos novos nesta reforma imigratória e não sera possível detalhar todas estas mudanças neste artigo. Portanto recomendaria, se ainda não o fez, que assistisse o nosso vídeo abaixo produzido para um melhor entendimento da reforma imigratória em vigor.


Mas como nem tudo desta reforma imigratória poderia ser considerado como negativo por aqueles que querem e planejam vir estudar, trabalhar, investir, passear ou abrir uma empresa na Austrália. No artigo de hoje vou fazer uma sinopse de dois aspectos positivos desta reforma imigratória os quais certamente favorecem também os brasileiros.

CONDIÇÃO 8503 
 
Quando você obtém o visto australiano observara que o mesmo contem regras para utiliza-lo legalmente. Estas regras são conhecidas como “condições de uso”. Uma das mais restritivas condições e' esta citada acima: a condição 8503. Esta condição significa que o portador, apos entrar na Austrália, não sera elegível a nenhum outro tipo de visto, com exceção do visto de proteção, enquanto estiver em solo australiano. Ou seja, tendo esta condição no seu visto, quando o seu visto atual finalizar e você quiser renovar o mesmo, ou solicitar um novo em uma outra categoria de visto que julgar-se elegível, você devera sair da Austrália para ter o direito de solicitar a extensão do seu visto atual ou algum outro visto. 
 
Esta condição 8503 pode ser imposta, segundo a discrição das autoridades imigratórias australianas, em vistos temporários. E ao contrario do que você possa estar imaginando agora, tal condição e' 'popular' nos vistos de estudantes e de turistas brasileiros. Exemplifico: a “grana” estava curta e portanto você resolveu pedir um visto de estudante para um período de apenas 16 semanas. O visto saiu em tempo recorde e você comemorou e tal foi a euforia que nem mesmo observou a tal condição 8503 imposta no seu visto de estudante. 
 
Chegou na Austrália e com a ajuda de nossa equipe logo começou a trabalhar. Fez e juntou uma boa grana, e quando a data de vencimento do seu visto estava se aproximando, concluiu que gostaria de continuar na Austrália aperfeiçoando o inglês, trabalhando, divertindo-se e etc. Resolve então renovar o visto de estudante via online e ai descobre que não consegue renovar tal visto via online ou mesmo pessoalmente junto ao departamento de imigração australiano. O motivo e' este: condição 8503.

Este e' um cenário muito comum acontecer aqui entre os estudantes brasileiros, mas a reforma imigratória traz a boa noticia que mesmo tendo esta condição no seu visto, você poderá conseguir a anulação da mesma se tiver a verdadeira intenção de solicitar um visto dentro do programa de imigração aos profissionais qualificados (“General Skilled Migration programme”-GSM). Mas atente que isto não sera uma etapa automática, e encontrando-se nesta situação e' altamente recomendável que procure uma ajuda profissional para evitar “surpresas” desagradáveis. 
 
PONTUAÇÃO DIMINUIU 
 
Esta com certeza e' uma excelente noticia para todos os profissionais que querem vir para a Austrália e naturalmente re-iniciarem em suas respectivas carreiras profissionais com a ajuda de nossa equipe! Pois desde de 2002 quando obtive a minha licença governamental para atuar como especialista imigratório, não me recordo de qualquer alteração para menos, como esta ocorrendo agora, na pontuação necessária ao GSM. Mas novamente fique atento, já que tal diminuição de pontos não e' valida para todas as sub-classes de vistos do GSM.

Ou seja, a elegibilidade ao GSM era conseguida antes com um minimo de 65 pontos, mas agora reduziram-se para apenas 60 pontos. Recomendo a todos aqueles que “engavetaram” os seus planos de Austrália por não terem conseguido uma boa nota no exame de inglês, ou mesmo por estarem com a grana curta ou desanimados para saírem do país e fazerem os exames de fluência no português conseguindo assim aqueles míseros mas dificílimos 5 pontos...e etc que revejam tais planos, já que a sua sorte mudou-se para melhor agora. Chegou a sua vez, não acha?

Portanto seja qual for o tipo de visto australiano que se interessar recomendo que sempre procure uma orientação imigratória profissional ou consular, sabendo-se que a profissional não vai lhe custar nem mesmo 5% do que já esta investindo mas o potencial da economia a ser feita e’ 100% ou mais. Pense nisto.


Ate a próxima!

MaCson Queiroz JP
Registered Migration Agent # 105673

Nenhum comentário: