Portas ainda estao abertas aos profissionais

Muitos tem me perguntado qual seria(m) o(s) motivo(s) destas mudancas tao drasticas realizadas em curto prazo que o governo vem implementando no programa de imigração aos profissionais qualificados (General Skilled Migration programme-GSM)? A minha resposta a esta pergunta sempre tem sido uma quotacao da propria opiniao do governo atual, expressada pelo atual ministro de imigracao, Senador Chris Evans, onde ele afirmava que:”...a nossa intencao e’ fazermos com que a liberacao de vistos aos profissionais qualificados seja uma operacao casada com a oferta de empregos... uma paridade com a procura e demanda....”

Ou seja, o ministro ve como a situacao ideal que o Diac funcione mais como uma agencia de emprego. Desta maneira o empresario australiano coloca junto ao Diac as vagas de emprego que possue e o Diac por sua vez consulta o seu vasto database do profissional mais proximo das qualificacoes exigidas pelo empregador,e apresenta os resultados desta pesquisa ao mesmo. E finalmente o empregador selecionara e contratara o escolhido e todos estarao felizes! Sera? Parece ser tao simples...

Mas esta situacao ‘ideal’ ja comecou a receber severas criticas do principal protagonista do trio: a classe empresarial australiana. Pelo menos o que alguns dos mais influentes empresarios estao afirmando e’ que a economia da Austrália vai estagnar e havera aumento da inflação se a ingestão de profissionais qualificados não for mantida pelo menos nos niveis de agora.

A comunidade empresarial está concorda furiosamente que os programas de infra-estrutura da Austrália e da formação devem ser melhor planejados para acomodar o crescimento econômico. Um dos empresários mais ricos do país alertou que a Austrália precisa de ser cuidadosa para coincidir com o crescimento da população com disponibilidade de infra-estrutura.

O debate do tamanho futuro da população re-iniciou em 27 de junho, quando o primeira-ministra Julia Gillard disse que seu governo já não seria arremessado em direção alvo que o anterior primeiro-ministro,  Mr Kevin Rudd, afirmava que em 2050 seriamos  35 milhões de australianos . Em vez disso, vamos ter uma pausa, respirar, e os diminuir os alvos de migração, afirmou Ms Gillard.

A taxa de natalidade australiana estatísticamente esta no maior nível desde 1977 com 1,97 filhos por mulher por ano, mas esta fica muito aquém da taxa de natalidade de reposição.

Seis anos atras, Peter Costello, tesoureiro incentivou os pais a ter uma crianca ''para a mãe, um para um pai e uma para o país'' depois de estudos feito pelo seu departamento do apresentaram que mantido o atual crescimento populacional da Austrália fara com que o governo tenha altos gastos numa época de gastos de poucos pagadores de impostos.

Alguns empresarios tiveram de cortar o numero de empregados durante a ultima crise mundial, mas com o rapido crescimento da economia australiana muitos estao empregando um numero bem maior que faziam na situacao pre-crise. Ou seja, muitos estao tentando empregar um numero maior de empregados, mas estao tendo enorme dificuldades para encontrar no mercado local por tais profissionais.

Portanto se voce e’ um profissional qualificado, e’ certo que a Australia necessita de voce, e que as suas chances de visto estao ate melhores neste cenario, ja que a demanda por tais profissionais esta crescendo a niveis nao vistos antes mesmo da ultima crise.

Nao desanime com as mudancas ocorridas, pois as mesmas trazem beneficios ao seu futuro processo de visto, mas nao adie mais pelos seus planos de imigracao. No dia 21 de agosto proximo teremos aqui eleicoes federais, as quais podem ou nao determinar uma mudanca do governo. Ou seja, e’ quase certo que de agora ate a data das eleicoes nao teremos mais nenhuma mudanca drastica na legislacao imigratoria, mas nao espere para ver!

Voce tem uma ideia  de como estas medidas poderao afetar efetivamente a sua decisao ou planos de Australia? Independentemente  da sua decisao e’ recomendavel que procure a ajuda profissional para entender os seus direitos ou mesmo descobrir se você ou algum conhecido ou familiar estará afetado de alguma forma ao explicado acima.


MaCson Queiroz JP - Registered Migration Agent # 105673.

Nenhum comentário: